» Dicas para ambientes pequenos

Dicas para ambientes pequenos

Dicas para ambientes pequenos

Os arquitetos cada vez mais têm de lidar com o intrincado processo de projetar para apartamentos pequenos. Aqui, eles compartilham suas dicas mais preciosas

Por Ana Sant’ana

fev

Dicas para o apartamento parecer maior

É preciso ter jogo de cintura na hora de montar uma decoração confortável, aconchegante e organizada em um apartamento de poucos m². Mas quebrar a cabeça para decorar um ambiente pequeno pode ser um desafio extremamente vantajoso com lições para a vida: afinal de contas, quando temos pouco espaço precisamos priorizar as coisas, manter somente o essencial. Tem exercício melhor do que esse para conhecermos um pouco mais de nós mesmos? (:

Então aí vai a dica um: analise o que você considera mais importante no dia a dia da sua casa. Isso vai definir se a sala de estar precisa de mais espaço para receber os amigos ou se um cantinho deve ser reservado para a vinda de uma criança em um futuro próximo. Coletando estas informações fica mais fácil decidir como ficarão os layouts do seu apartamento.

Dê uma atenção maior a circulação do seu espaço, evitando ao máximo o acúmulo de móveis e outros itens. Quanto mais limpa sua casa for, maior será a sensação de amplitude. Deixe o chão à mostra optando por móveis suspensos, ou com pés que os levantem alguns centímetros do chão. Isso já vai dar uma baita diferença no resultado final:

Elimine paredes para ganhar ambientes mais espaçosos, arejados e bonitos. Em um apartamento com poucas divisórias, dá para brincar bastante com a versatilidade dos móveis da sua casa: a sala de jantar pode virar home office e a sala de TV vira cantinho de leitura e espaço para receber visitas.

Um pouco de parede a mostra também não faz mal a ninguém. É claro que você pode (e deve!) decorar sua parede com quadros, mas não se esqueça de deixar o todo balanceado. Uma estante vazada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para dar um respiro ao ambiente.

Espelhos dão ilusão de continuidade, use-os a seu favor prolongando os espaços e duplicando itens que merecem ganhar destaque.

O branco é uma cor ótima para pequenos espaços, mas não somente ele. Qualquer tom pode funcionar muito bem no seu miniapê, basta saber o jeitinho certo de usá-lo. Independentemente da cor, aposte no monocromático para suavizar os limites do seu ambiente dando uma maior amplitude a composição. Fazendo dessa forma, não tem erro.

Como inspiração, que tal um apartamento bem distribuído e completo com apenas 40m²? Como prova de que o impossível não existe:

Qual destas dicas você usa para fazer seu mini apê parecer maior?

Fonte das imagens: Dcoracao, Casa Chaucha, Casa.abril, Alvhem, Casa da Idea

design Atol :) up