» Não sabe por onde começar a reforma de seu apartamento? 6 dicas infalíveis!

Não sabe por onde começar a reforma de seu apartamento? 6 dicas infalíveis!

Não sabe por onde começar a reforma de seu apartamento? 6 dicas infalíveis!

 

Ao comprar um apartamento vem logo aquela pergunta: por onde começar a reforma? 

Com as chaves nas mãos antes de tudo é importantíssimo ler o manual do proprietário. Nele você fica sabendo como não infringir as regras da construtora e não ter dor de cabeça com o síndico. Na falta do manual procurar o síndico ou a construtora.

Você sabia que na maioria dos empreendimentos não se pode sair furando paredes nem mesmo para colocar quadros? Então atenção à essas dicas:

No manual  você encontra os projetos de: paredes estruturais e de vedação e  os projetos de elétrica e de hidráulica.

1. Não sair quebrando paredes:

homem-de-negcios-que-usa-parede-de-rachamento-do-malho-quebrada-no-concreto-48104412

Mas o que são paredes estruturais? São aquelas que não podem ser eliminadas pois dão a sustentação ao prédio como um todo, por isso antes de ir quebrando paredes para ter uma sala maior cuidado, verifique antes. Até mesmo as paredes de vedação (que não são estruturais) devem ser consideradas, por isso é sempre bom consultar além do manual, a construtora e o síndico.

 2. Cuidados com a passagem de fios: 

Outro cuidado com as paredes estruturais é na hora de se fazer rasgos para passagem de fiação ou tubulação e/ou  colocação de grapas de sustentação de pias. Consulte o projeto de elétrica e hidráulica que indicará onde não perfurar.

3. Esconda afiação

736cd95198dd0f91a4e5f8f97a617e18

Use artifícios como esconder fiação e encanamento em paredes e forros de gesso, e/ou em painéis e móveis  de mdf e rodapés com nichos para passagem de fiação.

4. Use fita adesiva

Fixe quadros com fitas 3m para evitar furar as paredes com pregos ou parafusos

5. Revestimento sobre revestimento

1ab4e77604

Aplique o novo revestimento por cima do revestimento antigo.

6. Contrate mão de obra de confiança 

para evitar dores de cabeça. Peça indicação ao amigos, às lojas de material para construção, lojas de tintas, etc.

Mesmo com essas dicas você está com medo e não quer ter problemas? Um bom planejamento pode garantir diferentes soluções para se ter um apartamento  prático e  aconchegante. Nessa hora um arquiteto pode ajudar muito. Ele é capaz de elaborar um projeto de adequação que pode englobar projetos de gesso, iluminação, hidráulica e elétrica sem infringir as regras. Além disso ele pode fornecer a RRT –  Registro de Responsabilidade Técnica – é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades. (Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU). Sem esse documento dificilmente você poderá dar início ao quebra-quebra.

A ajuda de um profissional qualificado é imprescindível para se ter uma obra limpa, rápida e principalmente que não infrinja as regras. Ele tem o conhecimento necessário para isso além de um leque de fornecedores e mão de obra.

02

Gostou das dicas? Deixe seu comentário. Se você tiver algum assunto que gostaria de saber mais , posso enviar para você explicando tudo. Deixe seu email que te respondo!

Curta nossa página no facebook e instagran

https://www.facebook.com/marianahajaarquitetura/

https://www.instagram.com/marianahajaarquitetura/

 

 

 

 

design Atol :) up