»  Veja cinco dicas importantes para reformar a casa

Veja cinco dicas importantes para reformar a casa

Veja cinco dicas importantes para reformar a casa

Quando se tem um imóvel, não existe nada mais gratificante do que planejar a planta e decoração de cada cantinho. Não importa o cômodo, as ideias sempre vão surgir e, se mal empregadas, podem gerar grande transtorno no futuro. Existem procedimentos importantes a serem tomados em qualquer reforma para que as alterações sejam econômicas, tragam conforto e segurança aos moradores.

Antes de iniciar uma obra ou reforma, algumas dicas são importantes para evitar as dores de cabeça do futuro. A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), que realiza pesquisa sobre cimento e suas aplicações há 75 anos, listou algumas orientações que podem ajudar, e muito, na hora da reforma. Confira as dicas.

Planejamento
Como em qualquer obra, o planejamento é fundamental para o sucesso. Avaliar com atenção as necessidades e prioridades pode ser uma boa ideia, já que, muitas vezes, a obra acaba tendo que ser adaptada, seja por um imprevisto ou por falta de recursos. Se o projeto envolver uma construção, pense que a família pode crescer e novos cômodos podem fazer falta no futuro.

Não se esqueça de contratar profissionais especializados para as diversas fases da reforma.

Iluminação
Ignorar a importância da iluminação é muito comum em reformas e construções. Quando se imaginar um novo ambiente, deve ser levada em consideração a posição do imóvel em relação ao sol e a posição mais indicada para a instalação de janelas.

As janelas são fundamentais para quartos, salas, cozinhas e outros ambientes de permanência prolongada. Uma janela bem instalada pode gerar uma economia enorme em relação ao consumo de energia.

De acordo com Carina Saito, arquiteta da ABCP, as janelas são fundamentais, inclusive, para a saúde dos moradores.

“Um local iluminado evita a proliferação de fungos e doenças respiratórias”, disse.

Degraus
Se você pensa na construção de um novo andar, é preciso avaliar a estrutura da casa e consultar um especialista. Um erro muito comum neste tipo de reforma acontece na construção das escadas. O piso dos degraus deve ter, no mínimo, 25 centímetros, o suficiente para caber o pé de um adulto. Já a altura dos degraus deve ter, no máximo, 19 centímetros.

“As alturas entre os degraus devem ser sempre iguais, mas é muito comum encontrar escadas com a altura menor na última pisada. Isso pode causar acidentes graves”, revela Carina Saito.

Impermeabilização
Muitas vezes esquecida, a impermeabilização da fundação é vital para a boa manutenção do imóvel. As infiltrações podem aparecer e deixar as paredes mofadas. É muito mais fácil evitar este problema na construção do que consertar no futuro.

Espaço
Antes de construir, é preciso ficar atento ao tamanho necessário para cada cômodo. O quarto deve receber, com espaço, uma cama e um armário. Já na sala e cozinha, o vão deve permitir a passagem para o sofá, geladeira e outros móveis.

Construir um espaço muito reduzido pode gerar grandes transtornos.

design Atol :) up