» Você sabe a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto?

Você sabe a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto?

Você sabe a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto?

Pelo fato de esses dois profissionais desenvolverem atividades com funções parecidas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o trabalho específico de cada um.

Arquitetura e engenharia civil, são profissões que diferem entre si, em diversos aspectos, embora o trabalho de um complemente de certa forma o trabalho do outro, especialmente nos projetos de construção de casas e apartamentos destinados à moradia ou escritórios comerciais, por exemplo. Confira a seguir as principais diferenças entre essas carreiras e quais são as suas responsabilidades.

Arquitetura


arquiteto

O arquiteto é o profissional que tem a responsabilidade de cuidar de diversos fatores, como o projeto, a supervisão e a execução de obras de arquitetura. O setor de atuação do arquiteto compreende todas as áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o urbanismo, além das várias formas de design. Para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada, o arquiteto considera elementos como o conforto, a iluminação, a ventilação, a utilização lógica dos espaços e a estética, o prazer visual e a harmonia quanto ao meio que circunda a obra. Para tanto, teve disciplinas que envolvem história da arte, considerações antropológicas (estilos de vida, tradições ligadas a determinada cultura), sobre a ocupação racional das cidades, entre outras.

O arquiteto tem um campo de atuação que lhe permite trabalhar com o paisagismo (planejamento de espaços estética e socialmente confortáveis, como praças e espaços públicos), design de objetos e móveis, comunicação visual em espaços públicos e privados e estudos urbanísticos (planejamento racional de bairros e mesmo cidades, como foi o papel desempenhado por Lúcio Costa na construção de Brasília).

Engenharia civil


engenheiro

Este profissional se incumbe do cálculo estrutural, ou seja, do dimensionamento das cargas e esforços a que uma construção civil está determinada pelo projeto arquitetônico, que em geral pode ser sintetizado pelo dimensionamento dos espaços que serão ocupados pelos futuros moradores.

O engenheiro civil também projeta e acompanha todas as fases de uma construção e/ou reformas. O profissional precisa estudar as características dos materiais, a incidência do vento, do solo, destino ou a ocupação e destino da construção para poder criar um projeto.

O engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planejamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.

Considere que a legislação obriga o acompanhamento profissional de qualquer obra durante sua construção, e que ambos os profissionais podem se responsabilizar por esta atividade.

 Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Curta nossa página no Fecebook e Instagram

https://www.facebook.com/marianahajaarquitetura/

https://www.instagram.com/marianahajaarquitetura/

design Atol :) up